Por que aulas de música?
Por que trabalhar o corpo na educação Musical?
Acreditamos que o corpo possa ser trabalhado através da educação musical de diversas maneiras, principalmente no que diz respeito ao conhecimento do corpo e da sua própria imagem pelas crianças. Porém, devemos ter cuidado de que maneira abordamos esses aspectos, que músicas e atividades proporcionamos, para que elas sejam efetivamente significativas na aprendizagem das crianças. Para isso, é fundamental que essas músicas tragam experiências corporais ricas e diversas que contemplem o físico, a expressividade, as articulações, os movimentos básicos de locomoção, a coordenação motora, a orientação espacial, a lateralidade, etc. Porém, não devemos nos iludir pensando que para abordar tais assuntos basta que a criança cite, repita ou imite as palavras e gestos da música, do professor ou dos colegas, é necessário compreensão do que está sendo feito, através de vivências que propiciem a percepção, o conhecimento e a criatividade das crianças. Cristiane Abreu;Francine Martini; Marcelli Crepaldi e Michelle Teixeira, em 16/9
A sensibilização musical desde a mais tenra idade e em todos os níveis da educação infantil é recomendada não só para "afinar" a audição, para desenvolver ritmo e cadência, para desenvolver atenção ou criatividade. Mais do que isso, a música integra o corpo e a audição em um exercício sensível de descobertas cognitivas. A música impregna o corpo com suas possibilidades rítmicas e seqüenciais. É uma linguagem, e como tal deve ser encarada na organização da rotina escolar das crianças de zero a seis, as quais estão em plena aquisição, construção e desenvolvimento de suas habilidades e aprendizagens. Larisa da Veiga Vieira Bandeira e Bianca da Costa Ceroni, em 16/9
A atividade musical mostra-se fundamental para a criança em todo o desenvolvimento da primeira fase - que compreende de 0 a 3 anos. Os sons que são apresentados e reconhecidos pelos bebês, o ritmo que é interiorizado e que dão suporte ao início do caminhar e a liberdade de expressar-se frente o conteúdo das músicas são alguns dos benefícios da música nessa fase. Promove, ainda, o conhecimento de si e do próprio corpo e também a expressão da criatividade, na busca de representações daquilo que é significativo naquele momento. Iara Collet, Ismael Gomes e Julia Milani, 14/9