Exploração de diferentes instrumentos feitos com materiais diversos, para verificar a duração do som produzido por esses materiais;
ATIVIDADE 1 – Escravos de Jó
Os colegas irão jogar escravos de Jó algumas vezes para pegar bem o tempo (pulso ou unidade) da música. Depois farão sem cantar a letra para verem como nós conseguimos manter o tempo, apenas pelo ritmo e sua duração. Continua jogando mesmo sem a letra e sem a melodia, apenas mantendo o tempo da música.
Cada grupo irá falar uma palavra com tempos de duração diferentes.
Variante: Sons dos animais – Os grupos irão imitar um animal e depois comparar os sons emitidos, dizendo quais tem uma maior ou menor duração.
Enquanto o som do gongo/pratos de bateria tocar, os olhos devem permanecer fechados para “sentir” a duração do som, assim que o som parar, os olhos devem ser abertos.
Sons serão emitidos em ritmos diferentes, os colegas deverão anitá-los de acordo com sua percepção da duração do som.
Obs. Para não dirigir a escrita espontânea, a professora Leda aconselha não solicitar que desenhem ou que escrevam o som. Os conceitos de desenho ou de escrita poderão limitar a escrita das propriedades do som.